Jussara Hoffmann
 

 

5ª ed. 184 p.

+ Sumário

 

Avaliar
respeitar primeiro, educar depois

Jussara Hoffmann

Assim como as peças que formam um mosaico, este último da autora (lançamento em agosto/08) é composto por vários temas que foram escritos em diferentes tempos, em vários tons e como pequenas peças de um mosaico. O fio condutor dos textos são seus estudos e pesquisas em avaliação mediadora que se traduzem em textos sobre formação de professores, Educação Infantil, a importância da leitura e a prática avaliativa em todos os segmentos de ensino. Este livro entrou no Programa Leituras na Escola, São Paulo, 2011. 

Comprar

8ª ed. 176 p.

+ Sumário

 

O jogo do contrário em avaliação

Jussara Hoffmann

O título deste livro revela o posicionamento da autora frente às práticas avaliativas excludentes e ainda vigentes no país. Ela propõe que os educadores experimentem fazer o contrário do que vêm fazendo no sentido de não comparar os alunos, de prestar atenção em cada um deles, de reinventar as práticas avaliativas para não deixar nenhum estudante sem aprender. De forma didática, desenvolve a ação avaliativa em três tempos; tempo de conhecer bem os alunos, tempo de compreender seus jeitos de aprender e tempo de mediação. Suas considerações teóricas aparecem exemplificadas com interessantes estudos de casos e outros exemplos. Este livro foi selecionado no Programa Leituras do Professor, São Paulo 2011.

Comprar

14ª ed. 144 p.

+ Sumário

 

Avaliar para promover
as setas do caminho

Jussara Hoffmann

O livro apresenta os cinco princípios essenciais da avaliação mediadora no sentido da efetiva promoção da aprendizagem e das múltiplas dimensões do fazer avaliativo. Estabelecendo relações entre uma concepção dialética de avaliação e os caminhos de aprendizagem, Jussara desenvolve fundamentos teóricos e ilustra com exemplos práticos temas como a mediação, a questão do tempo em avaliação, a elaboração de testes, a correção das tarefas avaliativas, as ações de intervenção, os registros de avaliação e outros.

Comprar

42ª ed. 128 p.

(Em formato de bolso)

+ Sumário

 

Avaliação mito e desafio
uma perspectiva construtivista

Jussara Hoffmann

O primeiro livro da autora, "best seller" no país, introduz a sua teoria de avaliação mediadora. Tem por objetivo desafiar o mito da avaliação classificatória e ressignificar essa prática como acompanhamento da construção do conhecimento dos alunos. Apresentando vários exemplos de situações vividas em escolas, Jussara consegue mobilizar o leitor a refletir sobre suas concepções e a indagar-se acerca do verdadeiro significado da ação avaliativa, trazendo a todo momento exemplos vivos de sua experiência como professora e avaliadora da educação infantil à universidade.

Comprar

32ª ed. 176 p.

(Em formato de bolso)

+ Sumário

 

Avaliação mediadora
uma prática em construção da pré-escola à universidade

Jussara Hoffmann

Como efetivar uma avaliação mediadora diante das condições atuais do ensino? Esta pergunta recorrente dos leitores do primeiro livro da autora suscitou esta segunda publicação. Em resposta a esta questão, Jussara Hoffmann apresenta práticas avaliativas desenvolvidas em vários segmentos do ensino, da Educação Infantil à universidade, analisando e aprofundando fundamentos básicos da avaliação mediadora quanto à metodologia, à correção de testes e de tarefas avaliativas, ao papel mediador do professor, à elaboração de testes e de registros/relatórios de avaliação.

Comprar

10ª ed. 152 p.

(Em formato de bolso)

+ Sumário

 

Pontos e contrapontos
do pensar ao agir em avaliação

Jussara Hoffmann

Pontos e contrapontos é um livro de perguntas e respostas sobre avaliação mediadora e temas decorrentes. A autora reuniu, ao longo de alguns anos, as perguntas mais frequentes de professores em seminários e cursos que ministrou. Conforme sua introdução, seu objetivo é responder de maneira mais extensa e por escrito questões que não pôde responder oralmente e que são essenciais para o entendimento da concepção mediadora. As perguntas e respostas estão organizadas em capítulos de acordo com a incidência dos temas que deram origem às perguntas e se dirigem a todos os segmentos do ensino.

Comprar

18ª ed. 152 p.

+ Sumário

 

Avaliação e Educação Infantil
um olhar sensível e reflexivo sobre a criança

Jussara Hoffmann

Avaliar crianças exige dos educadores muita observação, reflexão, registros diários e, sobretudo, grande sensibilidade. Esses são os pontos que se destacam neste livro, já considerado um clássico da coleção. Nele, Jussara Hoffmann defende que não devemos pensar na avaliação como um ato classificatório, mas como acompanhamento e promoção do desenvolvimento.
A autora apresenta estudos sobre o desenvolvimento infantil, sobre a utilização de pareceres descritivos e encaminha procedimentos para a elaboração de relatórios de avaliação. Indicado para Educação Infantil e anos iniciais.

Comprar

9ª ed. 64 p.

+ Sumário

 

Ação educativa
na creche

Jussara Hoffmann e Maria Beatriz da Silva (Orgs.)

Primeiro da série, este caderno é inédito no tema. Apresenta uma coleção de textos sobre a ação educativa com crianças de zero a quatro anos. Um grupo de professoras de escolas infantis, orientadas por Jussara Hoffmann e Maria Beatriz G. da Silva, relatam atividades desenvolvidas e apresentam reflexões sobre a ação educativa desenvolvida com crianças de diferentes idades: planejamento das atividades, preparação de materiais, organização do ambiente, ações das professoras e a reação das crianças em diferentes momentos. Leitura importante para a ação educativa com essa faixa etária por pais e educadores.

Comprar

5 ª ed. 120 p.

+ Sumário

 

Grandes pensadores em educação
o desafio da aprendizagem, da formação moral e da avaliação

Pedro Demo, Yves de La Taille e Jussara Hoffmann

Quatro questões desafiam as escolas em nosso tempo: avaliação, aprendizagem, indisciplina escolar e formação de professores. Neste livro, três grandes educadores trazem valiosas contribuições em termos da escola do século XXI. Pedro Demo assina dois capítulos, destacando-se o que trata da formação continuada de professores. Yves de La Taille inclui um texto imperdível sobre violência e indisciplina nas escolas. Jussara Hoffmann analisa a dificuldade que as escolas enfrentam para renovar suas práticas e realizar mudanças efetivas em termos de avaliação.

Comprar

9ª ed. 112 p.

+ Sumário

 

Práticas avaliativas e aprendizagens significativas
em diferentes áreas do currículo

Janssen Felipe da Silva, Jussara Hoffmann e Maria Teresa Esteban (Orgs.)

Os autores que compõem esse livro, por sua experiência e contribuição à educação, já garantem a relevância do tema. Especialistas de várias áreas do currículo, reúnem-se para apontar princípios essenciais da prática avaliativa formativa/mediadora. Discutem, dentre outros temas, as concepções que regem o fazer avaliativo nas diferentes áreas do currículo, apontando para a especificidade da avaliação nessas áreas, o desafio da ética na avaliação e pedagogia de projetos versus avaliação. Indicado para gestores, coordenadores pedagógicos, professores do ensino fundamental e médio.

Comprar