Jussara Hoffmann
 

 

4ª ed 184 p.

+ Sumário

 

Avaliar
respeitar primeiro, educar depois

Jussara Hoffmann

Assim como as peças que formam um mosaico, este livro é composto por textos escritos sobre temas como formação e qualificação de professores, inclusão, alfabetização, leitura e formação de leitores, entre outros. O fio condutor dos capítulos é a educação inclusiva e as contribuições que a avaliação mediadora pode trazer no sentido de respeito à diversidade do contexto educacional brasileiro. Destacam-se duas entrevistas, nos capítulos finais, sobre temas polêmicos, tais como a questão das provas e das notas em avaliação, que revelam importantes posicionamentos da autora.

Comprar

9ª ed. 176 p.

+ Sumário

 

O jogo do contrário em avaliação

Jussara Hoffmann

O título deste livro revela o posicionamento da autora frente às práticas avaliativas excludentes e ainda vigentes no país. Ela propõe que os educadores experimentem fazer o contrário do que vêm fazendo no sentido de não comparar os alunos, de prestar atenção em cada um deles, de reinventar as práticas avaliativas para não deixar nenhum estudante sem aprender. De forma didática, desenvolve a ação avaliativa em três tempos: tempo de conhecer bem os alunos, tempo de compreender seus jeitos de aprender e tempo de mediação. Suas considerações teóricas aparecem exemplificadas com interessantes estudos de casos e outros exemplos.

Comprar

15ª ed. 160 p.

+ Sumário

 

Avaliar para promover
as setas do caminho

Jussara Hoffmann

O livro apresenta os cinco princípios essenciais da avaliação mediadora no sentido da efetiva promoção da aprendizagem e das múltiplas dimensões do fazer avaliativo. Estabelecendo relações entre uma concepção dialética de avaliação e os caminhos de aprendizagem, Jussara desenvolve fundamentos teóricos e ilustra, com exemplos práticos, temas como a mediação, a questão do tempo em avaliação, a elaboração de testes, a correção das tarefas avaliativas, as ações de intervenção, os registros de avaliação e outras questões.

Comprar

44ª ed. 160 p.

+ Sumário

 

Avaliação mito e desafio
uma perspectiva construtivista

Jussara Hoffmann

O primeiro livro da autora, “best-seller” no país, introduz a sua teoria de avaliação mediadora. Tem por objetivo desafiar o mito da avaliação classificatória e ressignificar essa prática como acompanhamento da construção do conhecimento dos alunos. Apresentando vários exemplos de situações vividas em escolas, Jussara consegue mobilizar o leitor a refletir sobre suas concepções e a indagar-se acerca do verdadeiro significado da ação avaliativa, trazendo a todo momento exemplos vivos de sua experiência como professora e avaliadora da Educação Infantil à universidade.

Comprar

33ª ed. 176 p.

+ Sumário

 

Avaliação mediadora
uma prática em construção da pré-escola à universidade

Jussara Hoffmann

Como efetivar uma avaliação mediadora diante das condições atuais do ensino? Essa pergunta recorrente dos leitores do primeiro livro da autora suscitou esta publicação. Em resposta aos leitores, Jussara Hoffmann apresenta práticas avaliativas desenvolvidas em vários segmentos do ensino, da Educação Infantil à universidade, analisando e aprofundando fundamentos básicos da avaliação mediadora quanto à metodologia, à correção de testes e de tarefas avaliativas, ao papel mediador do professor, à elaboração de testes, de registros e relatórios de avaliação.

Comprar

10ª ed. 152 p.

(Em formato de bolso)

+ Sumário

 

Pontos e contrapontos
do pensar ao agir em avaliação

Jussara Hoffmann

Pontos e contrapontos é um livro de perguntas e respostas sobre avaliação mediadora e temas decorrentes. A autora reuniu, ao longo de alguns anos, as perguntas mais frequentes de professores em seminários e cursos que ministrou. Conforme sua introdução, seu objetivo é responder de maneira mais extensa e por escrito questões que não pôde responder oralmente e que são essenciais para o entendimento da concepção mediadora. As perguntas e respostas estão organizadas em capítulos de acordo com a incidência dos temas que deram origem às perguntas e se dirigem a todos os segmentos do ensino.

Comprar

19ª ed. 152 p.

+ Sumário

 

Avaliação e Educação Infantil
um olhar sensível e reflexivo sobre a criança

Jussara Hoffmann

Avaliar crianças exige dos educadores muita observação, reflexão, registros diários e, sobretudo, grande sensibilidade. Esses são os pontos que se destacam neste livro, já considerado um clássico da coleção. Nele Jussara Hoffmann defende que não devemos pensar na avaliação como um ato classificatório, mas como acompanhamento e promoção do desenvolvimento. A autora apresenta estudos sobre o desenvolvimento infantil, sobre a utilização de pareceres descritivos e encaminha procedimentos para a elaboração de relatórios de avaliação. As orientações da autora são importantes também para os professores dos anos iniciais.

Comprar

5 ª ed. 120 p.

+ Sumário

 

Grandes pensadores em educação
o desafio da aprendizagem, da formação moral e da avaliação

Pedro Demo, Yves de La Taille e Jussara Hoffmann

Quatro questões desafiam as escolas em nosso tempo: avaliação, aprendizagem, indisciplina escolar e formação de professores. Neste livro, três grandes educadores trazem valiosas contribuições em termos da escola do século XXI. Pedro Demo assina dois capítulos, destacando-se o que trata da formação continuada de professores. Yves de La Taille inclui um texto imperdível sobre violência e indisciplina nas escolas. Jussara Hoffmann analisa a dificuldade que as escolas enfrentam para renovar suas práticas e realizar mudanças efetivas em termos de avaliação.

Comprar

10ª ed. 112 p.

+ Sumário

 

Práticas avaliativas e aprendizagens significativas
em diferentes áreas do currículo

Janssen Felipe da Silva, Jussara Hoffmann e Maria Teresa Esteban (Orgs.)

Os autores que compõem esse livro, por sua experiência e contribuição à educação, já garantem a relevância do tema. Especialistas de várias áreas do currículo reúnem-se para apontar princípios essenciais da prática avaliativa formativa e mediadora. Discutem, dentre outros temas, as concepções que regem o fazer avaliativo nas diferentes áreas do currículo, apontando para a especificidade da avaliação nessas áreas, o desafio da ética na avaliação e pedagogia de projetos versus avaliação. Indicado para gestores, coordenadores pedagógicos, professores do ensino fundamental e médio.

Comprar

1ª ed. 360 p.

+ Sumário

 

Fundamentos e práticas da avaliação na Educação Infantil

Célia Maria Guimarães et al. (Orgs.)

Esta publicação reúne textos de alguns dos principais educadores e educadoras que em Portugal e no Brasil vêm estudando a questão da avaliação na educação infantil. Os vários capítulos do livro trazem um completo panorama do assunto, versando, entre outros temas, sobre políticas públicas e referenciais teóricos e práticos que fundamentam o processo de avaliação na creche e na pré-escola; sobre a  formação inicial e continuada dos educadores em avaliação; a forma como esse processo tem sido vivido por todos que se envolvem na educação das crianças; e a questão dos portfólios na avaliação. Constitui-se em uma publicação inédita sobre essa problemática que irá contribuir sobremaneira para a ação de gestores e professores. 

1ª ed. 32 p.

 

Minguinho e Marina
a festa dos livros

Jussara Hoffmann

Minguinho é um livro de histórias para crianças. Ele e os outros livros de uma pequena cidade se sentem abandonados porque as pessoas que moram ali não gostam mais de ler livros. Minguinho, então, combina com os outros livros de fechar suas páginas para nenhuma pessoa mais abrir. 
Marina, que adora ler, não se conforma com isso e convida as outras crianças a fazer uma festa para os livros...

Comprar